29.5 C
Pará de Minas
quarta-feira, janeiro 22, 2025

O Banco Digital chega para transformar o sistema bancário em todo mundo


Banco Digital já é uma realidade no Brasil

A aposentada da Receita Federal Elda Lisboa relembra com nostalgia da época em que trabalhava no Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande de Sul. A agência foi aberta na Capital Mineira em 1963 e Elda foi admitida como técnica de contabilidade para trabalhar no banco. Para se ter uma ideia, a cada transação dos correntistas ela precisava buscar a ficha em pepel em enorme arquivo de ferro a anotar qual serviço foi realizado naquela data. Desde um simples saque até a compra de um imóvei, tudo demandava muito tempo, papel e consequentemente, filas. A aposentada trabalhou nesse ofício durante 7 anos. 

Hoje, a aos 82 anos dona Elda pode fazer tudo pelo aplicativo no celular, mas não dispensa uma visita à agência para conversar e tomar um café com sua gerente. A tecnologia fez mudar muito rapidamente o setor bancário. A facilidade e agilidade para realizar operações nos bancos teve um grande impulso, vinte anos depois que o Banrisul chegou à Minas, mais precisamente em 1983, os bancos brasileiros começaram a investiver em sistemas informatizaods. O Banco Itaú foi o primeiro a inaugurar o caixa eletrônico na cidade de Campinas, São Paulo. Nascia então o banco 24 horas.

O avanço da tecnologia deixa o sistema bancário cada vez mais rápido e mais seguro. Na década de 1960 a população do Brasil era de apenas 72 milhões de pessoas e pouca gente tinha uma conta bancária. Hoje, com mais de 210 milhões de pessoas seria impossível dispensar os meios eletrônicos para transações bancárias.

Nos últimos 5 anos começamos a presenciar uma grande quantidade de novos bancos surgindo com uma “pegada” 100% digital. Fim das filas, da burocracia e uma agilidade jamais vista. Com isso, os sistemas de biometria, reconhecimento facil e senhas cada vez mais seguras tornam o sistema financeiro confiável e ágil. As Fintechs, startups que trabalham com soluções bancárias, fizeram surgir vários bancos como BS2 e Nubank impulsionando assim, a modernização de todo o sistema bancário. O BMG, por exemplo, criou o BMG UP Tech, um espaço que busca fomentar o empreendedorismo e a inovação com soluções que atendam cada vez melhor seus clientes. 

O Banco Itaú, uma das maiores instituições bancárias do Brasil, também não ficou para trás. Ela patrocina o Cubo em São Paulo – espaço de inovação e troca de experiências para que jovens talentos possam construir soluções que sejam cada vez mais utilizadas pelos correntistas. A tecnologia hoje fez parte da nossa vida e os bancos perceberam que era preciso mudar. A onda da inovação vem transformando o banco para que as transações bancárias como empréstimo consignado ou a solicitação de um cartão de crédito ocorram de modo quase transparente, reduzindo a burocracia, sem abrir mão dos mecanismos de segurança e controle.

Breve novidades sobre o PJS Digital

Nós da PJS não ficamos para trás. Estamos desenvolvendo a PJS Digital,  solução que vai trazer mais rapidez e agilidade ao empréstimo consignado. Quer ficar por dentro de tudo que acontece por aqui? Acompanhe nossas redes sociais e nosso site e descubra o que a tecnologia bancária pode fazer por você. Afinal, fila em banco e papel são coisas do passado, não é mesmo?

Related posts

Dúvidas sobre declaração do Imposto de Renda

admin

PJS CONTACT CENTER – ENTENDA OS PRINCIPAIS PONTOS DA NOVA PREVIDÊNCIA

admin

Adquirir o carro dos seus sonhos ficam mais fácil com o empréstimo consignado

admin